Entreguei o IR, mas esqueci de declarar a poupança. E agora?
Sophia Camargo
(Pergunta da internauta Rosângela)
Olá, Sophia, tudo bem?
Passada a declaração do IR 2015, percebi, somente agora, que deixei de declarar uma poupança (saldo inferior a 15 mil)!
Os demais dados estão corretos (rendimento do trabalho, IRRF descontado, saldos em contas correntes). Só esqueci mesmo da tal poupança.
Este ano pretendo comprar casa própria e sei que pedem a declaração do IR para solicitar financiamento.
Preciso fazer retificação? Ou posso incluir na próxima declaração do IR?
Resposta:
Ao perceber que entregou a declaração incompleta ou errada, a maneira correta de agir é fazer a declaração retificadora.
É possível corrigir a declaração em até 5 anos, desde que a Receita Federal não tenha chamado o contribuinte para explicações. Nesse caso, não é mais possível corrigir o erro… terá de dar satisfações direto ao Leão.
Por isso, o ideal é que se corrija a declaração assim que perceber o erro.
Dentro do prazo do entrega do Imposto de Renda – 30 de abril -, o contribuinte consegue mudar o tipo de declaração realizado. Se escolheu o modelo completo, pode optar pelo simplificado e vice-versa. Após o prazo, não pode mais mudar de opção.
A declaração retificadora deve ser feita no próprio programa em que foi feita a declaração original.
Como fazer a declaração retificadora
Para fazer esta retificação, o primeiro passo é ir até à ficha Identificação do Contribuinte e responder à pergunta “Que tipo de declaração você deseja fazer?” clicando na opção “Declaração Retificadora”.
Ao contrário da declaração de IR normal, a declaração retificadora exige que o contribuinte forneça o número de recibo da declaração anterior.
Se não tem mais esse número, deve procurar um posto da Receita Federal. Veja os endereços neste link: http://zip.net/brrkTL
Retificadoras demais chamam a atenção da Receita
É possível corrigir as declarações dos últimos 5 anos. Para isso, deverá baixar o programa correspondente a cada ano por meio desse link: http://zip.net/bdqTs5
O contabilista Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos avisa que fazer retificadoras demais pode chamar a atenção da Receita para possíveis irregularidades. Por isso, é bom ficar atento para evitar complicações.
Fonte: Receita Federal e Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos, membro do Conselho Regional de Contabilidade de SP
Essa resposta foi útil para você? Se você tem alguma dúvida sobre economia, dinheiro, direitos e tudo mais que mexe com o seu bolso, envie suas perguntas para “O que é que eu faço, Sophia?”: blogdasophia@bol.com.br.