Blog da Sophia Camargo

Posso enviar declaração de IR sem o número de título de eleitor?

Sophia Camargo

Luiz Carlos Murauskas/Folha Imagem

Luiz Carlos Murauskas/Folha Imagem

Pergunta da internauta Gláucia

Tratando-se de declaração de Imposto de Renda de menor de idade que recebe pensão alimentícia (no caso duas crianças de 5 e 10 anos), com CPF, como posso fazer a declaração individual dos menores já que os mesmos não apresentam título de eleitor? É possível enviar a declaração sem o documento?

Estou com esta grande dúvida, já que no meu caso, a declaração em separado fica muito melhor. Me ajuda?

Resposta: Olá, Gláucia, poderá enviar a declaração das crianças separadamente sem problemas. O título de eleitor não é informação essencial que impeça o envio da declaração.

Ao fazer a declaração e clicar no ícone ''Verificar pendências'', você irá notar que aparece um aviso informando que falta o número do título de eleitor. Mas o aviso aparece em amarelo, o que indica que a ausência da informação não impede a gravação da declaração e seu consequente envio à Receita Federal.

Quando o aviso aparece em vermelho, indica ''erro''. Nesse caso, a falta da informação impossibilita o envio da declaração.

Fonte: Receita Federal

Essa resposta foi útil para você? Se você tem alguma dúvida sobre economia, dinheiro, direitos e tudo mais que mexe com o seu bolso, envie suas perguntas para “O que é que eu faço, Sophia?”: blogdasophia@bol.com.br.