Quem tem HIV é obrigado a pagar pensão alimentícia?
Sophia Camargo
Pergunta da internauta Cintia:
Uma pessoa com HIV é obrigada a pagar pensão alimentícia?
Resposta: Muitas pessoas podem estranhar essa pergunta… Mas qual a relação entre HIV e pensão alimentícia?
A dúvida da internauta deve ter começado quando ela se lembrou que doenças graves como Aids e câncer, por exemplo, permitem que seu portador seja isento de pagar o Imposto de Renda sobre ganhos com aposentadoria e pensão ou ainda que este mesmo motivo permite sacar o FGTS sem que a pessoa tenha sido demitida ou tenha se aposentado.
Mas no caso da pensão alimentícia a coisa muda de figura. O portador do HIV não necessariamente desenvolveu a Aids. E além disso, segundo o advogado especializado em Direito de Família Antonio Ivo Aidar, se a pessoa em questão trabalhar e tiver renda, ou seja, tiver condições de pagar a pensão, ela terá de cumprir com a obrigação.
Vale lembrar que a pensão alimentícia é uma via de mão dupla: paga quem pode, recebe quem precisa. Quem quiser deixar de pagar precisa provar que não pode mais pagar ou que a pessoa que está recebendo na verdade não precisa do dinheiro pois tem condições de se sustentar.
Você tem alguma dúvida sobre economia, dinheiro, direitos e tudo mais que mexe com o seu bolso? Envie suas perguntas para “O que é que eu faço, Sophia?”: blogdasophia@bol.com.br.