Blog da Sophia Camargo

Paguei as dívidas mas não consigo crédito. O que é que eu faço, Sophia?

Sophia Camargo

Crédito: Thinkstock

Pergunta da internauta Rafaela

Oi, Sophia! Eu estava com um débito em uma loja e em um banco. Fiz dois acordos, paguei tudo há um mês.  Mas fui tentar fazer cartão de novo e o crédito foi negado. Qual será a explicação? O que é que eu faço, Sophia?

Resposta: Oi, Rafaela! Como faz pouco tempo que você limpou seu nome, pode ter algum problema em conseguir crédito agora.

Os bancos têm sistemas de pontuação para a concessão do crédito. Se alguém ficou inadimplente, automaticamente o nível de crédito da pessoa vai lá para baixo, porque ela demonstrou que não têm plena capacidade de pagamento. E os bancos só concedem crédito para quem eles acham que pode pagar as dívidas…

Assim, se você está procurando crédito nos mesmos lugares onde ficou inadimplente, a chance de conseguir crédito é mínima. Se tentar em outro banco, pode ser que tenha mais sucesso. Mas, nesse caso, tempo conta bastante.

Uma dica: você conferiu se seu nome foi parar no cartório de protestos? Se isso aconteceu, cabe a você obter as cartas de quitação para só então retirar alguma possível restrição extra no SPC e Serasa.

Outro ponto importante é verificar a situação do seu CPF na Receita Federal. Faça uma consulta para ver se não está suspenso por algum motivo como a falta da entrega da declaração do Imposto de Renda. Clique aqui para acessar o site da Receita Federal.

Você tem alguma dúvida sobre economia, dinheiro, direitos e tudo mais que mexe com o seu bolso? Envie suas perguntas para “O que é que eu faço, Sophia?”: blogdasophia@bol.com.br.