Blog da Sophia Camargo

Meu filho recebe pensão. Posso não declará-lo como meu dependente no IR?

Sophia Camargo

Stockbyte/Getty Images

Stockbyte/Getty Images

(Pergunta da internauta Eugênia)

Sou divorciada e o pai do meu filho paga pensão alimentícia. Eu já declaro IR e contribuo com 27,5%.
Posso fazer a declaração do meu filho separada da minha? Neste caso eu não o colocaria como meu dependente, certo? Mas os valores de pensão não totalizam o mínimo exigido pela Receita e, neste caso, ele está dispensado de fazer a declaração. Como eu faço para informar os rendimentos do meu filho?

Resposta: Incluir um dependente é sempre uma opção, Eugênia. E quando este dependente tem rendimentos, quase sempre é desvantajoso incluí-lo na declaração, pois ao somar os rendimentos dele ao seus, aumenta a base sobre a qual incidem os impostos, fazendo com que você restitua menos ou até mesmo tenha de pagar mais imposto.

Para ver se é vantagem ou não incluir o dependente, faça a declaração das duas formas, incluindo o seu filho e todas as informações relativas a ele, inclusive rendimentos, e depois exclua-o da declaração.

A declaração que resultar num maior imposto a restituir ou num menor imposto a pagar será a mais vantajosa.

Como saber que estou tendo vantagem ao incluir o dependente?

O próprio programa da declaração mostra, no canto esquerdo da tela, se há imposto a pagar, a restituir, ou se não há saldo de imposto.

REPRODUÇÃO

Declaração de isento não existe

Se decidir por não incluir seu filho na sua declaração e ele estiver isento de apresentar a declaração por não estar obrigado por nenhuma das condições impostas pela Receita, tais como ter tido rendimentos tributáveis (como a própria pensão) acima de R$ 28.123,91 ou possuir bens acima de R$ 300 mil, por exemplo, você não precisará fazer nada, já que não existe mais declaração de isento desde 2008.

Saiba quem pode ser declarado como dependente no IR 2016

Saiba quem está obrigado a fazer a declaração de IR 2016

Fontes: Receita Federal e Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos, membro do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRC-SP) e diretor da Gonçalves Assessoria Contábil  


Você tem alguma dúvida sobre economia, dinheiro, direitos e tudo mais que mexe com o seu bolso?

Envie suas perguntas para “O que é que eu faço, Sophia?”: blogdasophia@bol.com.br.

Curta o blog no Facebook: www.facebook.com/blogdasophiacamargo/