É melhor declarar pelo modelo completo ou simplificado?
Sophia Camargo
O melhor modelo de declaração é aquele que vai resultar em uma restituição maior de Imposto de Renda ou em um valor menor de imposto a pagar.
Isso varia de contribuinte para contribuinte e vai depender das despesas que ele tem.
Na declaração simplificada, a Receita adota um desconto de 20% sobre os rendimentos tributáveis. Este desconto abrange todas as deduções com despesas médicas, de instrução, com dependentes; enfim, todos os gastos que o contribuinte possa ter tido. Não há necessidade de comprovação destes gastos e o desconto está limitado a R$15.880,89 em 2015.
esse modelo pode ser utilizado independentemente do montante dos rendimentos recebidos e do número de fontes pagadoras.
Já a declaração completa é aquela em que o contribuinte declara cada uma das despesas que teve durante o ano, como gastos com dependentes ou despesas médicas. Há necessidade de comprovação destas despesas e estes comprovantes devem ficar guardados por no mínimo 5 anos.
Como decidir?
O próprio programa mostra qual é a opção pela qual o contribuinte paga menos imposto ou restitui mais.
Se os gastos com dependentes, despesas médicas, com educação, pensão alimentícia, livro-caixa e previdência ultrapassarem R$15.880,89, pode ser mais vantajoso declarar pelo modelo completo.
Fonte: Receita Federal
Você tem alguma dúvida sobre economia, dinheiro, direitos e tudo mais que mexe com o seu bolso? Envie suas perguntas para “O que é que eu faço, Sophia?”: blogdasophia@bol.com.br.