Blog da Sophia Camargo

Recibo serve como comprovação de despesa médica no IR?

Sophia Camargo

 

Shutterstock

Shutterstock

(Pergunta do internauta Denílson)

No ano passado passei em consultas médicas em alguns consultórios particulares. Porém, só peguei recibos e não notas fiscais. Posso usar estes recibos para deduzir?

Resposta: Depende. É possível usar o recibo como comprovante quando o prestador do serviço estiver dispensado da emissão da nota fiscal.

Normalmente, médicos, dentistas, psicólogos e demais profissionais liberais estão dispensados da emissão da nota. Clínicas e hospitais precisam emitir, explica Sebastião Luiz Gonçalves, do Conselho Regional de Contabilidade de SP.

É importante ainda, segundo Gonçalves, guardar muito bem a prova do pagamento realizado. Canhotos de cheques ou o extrato bancário mostrando o saque no dia da consulta são exemplos.

Sendo assim, guarde todos os documentos que comprovam que essas despesas foram mesmo realizadas pelo período de no mínimo cinco anos.

Veja o que é possível deduzir no Imposto de Renda

Fonte: Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos, membro do Conselho Regional de Contabilidade de SP e Valter Koppe, supervisor regional do IR da Receita Federal em SP

Você tem alguma dúvida sobre economia, dinheiro, direitos e tudo mais que mexe com o seu bolso? Envie suas perguntas para “O que é que eu faço, Sophia?”: blogdasophia@bol.com.br.