Recibo serve como comprovação de despesa médica no IR?
Sophia Camargo
(Pergunta do internauta Denílson)
No ano passado passei em consultas médicas em alguns consultórios particulares. Porém, só peguei recibos e não notas fiscais. Posso usar estes recibos para deduzir?
Resposta: Depende. É possível usar o recibo como comprovante quando o prestador do serviço estiver dispensado da emissão da nota fiscal.
Normalmente, médicos, dentistas, psicólogos e demais profissionais liberais estão dispensados da emissão da nota. Clínicas e hospitais precisam emitir, explica Sebastião Luiz Gonçalves, do Conselho Regional de Contabilidade de SP.
É importante ainda, segundo Gonçalves, guardar muito bem a prova do pagamento realizado. Canhotos de cheques ou o extrato bancário mostrando o saque no dia da consulta são exemplos.
Sendo assim, guarde todos os documentos que comprovam que essas despesas foram mesmo realizadas pelo período de no mínimo cinco anos.
Veja o que é possível deduzir no Imposto de Renda
Fonte: Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos, membro do Conselho Regional de Contabilidade de SP e Valter Koppe, supervisor regional do IR da Receita Federal em SP
Você tem alguma dúvida sobre economia, dinheiro, direitos e tudo mais que mexe com o seu bolso? Envie suas perguntas para “O que é que eu faço, Sophia?”: blogdasophia@bol.com.br.