Blog da Sophia Camargo

O que acontece com está obrigado a declarar o IR e não declara?

Sophia Camargo

Getty Images/BananaStock RF

Getty Images/BananaStock RF

(Pergunta da internauta Maria)

O que acontece com está obrigado a declarar o Imposto de Renda e não declara?

Resposta: A pessoa pode ficar com problemas no CPF.

Se a pessoa está obrigada a fazer a declaração do Imposto de Renda e não faz, já no ano seguinte seu CPF fica com status de ''pendente de regularização''. Com esse status, a vida financeira da pessoa já fica inteiramente prejudicada.

''A pessoa não consegue tirar passaporte, nem prestar um concurso público ou mesmo fazer empréstimos e financiamentos. Se for vender um imóvel, não consegue tirar a certidão negativa'', diz o contabilista Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos, do Conselho Regional de Contabilidade. ''É um problema muito sério.''

Valter Koppe, supervisor regional do Imposto de Renda da Receita Federal em São Paulo, lembra ainda que a pessoa pode ter problemas até mesmo para movimentar a conta no banco. ''Quem precisa receber pagamentos do INSS por uma conta corrente já fica impedido se seu CPF estiver pendente de regularização'', diz.

Para regularizar o CPF, será preciso fazer a declaração do ano específico em que deixou de entregar a declaração a qual estava obrigado. Ou dos últimos cinco anos, se deixou de entregar todas.

Clique aqui para fazer o download dos programas geradores da declaração do Imposto de Renda dos últimos cinco anos.

A multa mínima para o atraso na entrega é de R$ 165,74 e a multa máxima é de 20% do imposto devido.

Quer saber se seu CPF está regular? É possível verificar a informação na página da Receita Federal.

Você tem alguma dúvida sobre economia, dinheiro, direitos e tudo mais que mexe com o seu bolso? Envie suas perguntas para “O que é que eu faço, Sophia?”: blogdasophia@bol.com.br.