Blog da Sophia Camargo

Não entrego a declaração de IR desde 2010. E agora?

Sophia Camargo

Stefan

Stefan

(Pergunta da internauta Andreia)

Olá, Sophia,

Estou em atraso com a declaração do Imposto de Renda desde 2010. Como regularizo isso?  Posso fazer tudo pela internet? Estou completamente perdida.

Resposta: Antes de mais nada, precisará conferir se estava obrigada a declarar todos estes anos. Se não estava obrigada, não terá qualquer problema.

 

Como saber se estava obrigada?

Veja as condições de obrigatoriedade da entrega dos anos de 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014.

 

O que fazer se estava obrigada?

Se estava obrigada, deverá fazer as declarações em atraso agora. Para isso, deverá baixar o programa correspondente à declaração do Imposto de Renda de cada ano e também o programa Receitanet. É por esse programa que você consegue enviar a declaração.

Se estava obrigada a declarar e não o fez, poderá ter de pagar uma multa de R$ 165,74 a 20% do imposto devido para cada declaração que deixou de entregar.

 

O que acontece se eu não entregar a declaração?

A não entrega da declaração no prazo pode fazer com que o contribuinte tenha problemas no seu CPF, o que faz com que ele não consiga abrir conta-corrente ou obter empréstimos no banco, por exemplo.

Confira a situação cadastral do seu CPF neste link da Receita: http://zip.net/brjtXp

 

Não deixe para a última hora

Confira também as condições de obrigatoriedade da entrega para 2015. Se precisar entregar, faça isso até 30 de abril de 2015, para evitar pagar multa.

 

Essa resposta foi útil para você? Então faça como nossa internauta Andreia. Se você tem alguma dúvida sobre economia, dinheiro, direitos e tudo mais que mexe com o seu bolso, envie suas perguntas para “O que é que eu faço, Sophia?”: blogdasophia@bol.com.br.