Deixei de pagar o INSS. Posso recolher em atraso para me aposentar?
Sophia Camargo
(ARTE/UOL/STEFAN)
Deixei de recolher o INSS por muito tempo. Vale a pena recolher os atrasados para eu me aposentar ou é melhor começar a recolher de novo ignorando o período que não contribuí?
Resposta: Depende de cálculos. Como o INSS vai exigir a contribuição com juros, multa e correção monetária, é uma questão matemática, comparando a necessidade com a possibilidade de pagar. É melhor fazer a simulação da dívida no site da Previdência Social, tomando o cuidado de NÃO EMITIR A GUIA, porque se emitir já está gerando o débito.
Para recolher os atrasados, o trabalhador tem que provar que exercia uma atividade remunerada na época. Ou seja, só pode recolher os atrasados quem era obrigado a recolher e não o fez. O segurado facultativo, como desempregados, donas de casa e estudantes, por exemplo, não podem recolher o que deixaram de pagar na época devida.
Se quiser recolher os atrasados, uma dica da advogada especializada em Direito Previdenciário Marta Gueller é o contribuinte ir pagando duas contribuições: uma em atraso e a outra devida no mês.
Você tem alguma dúvida sobre economia, dinheiro, direitos e tudo mais que mexe com o seu bolso? Envie suas perguntas para “O que é que eu faço, Sophia?”: blogdasophia@bol.com.br.