Blog da Sophia Camargo

10 passos para deixar as finanças da casa em dia

Sophia Camargo

Shutterstock

Fim do ano chegando, é hora de deixar as finanças da casa em ordem para terminar o ano sem dívidas e, quem sabe, já com uma poupança para iniciar 2014 com o pé direito. Essa lista de 10 passos é bem simples de seguir. Confira!

1º Passo

Liste todas as despesas (tudo o que se gasta) e receitas (tudo o que se ganha) durante um mês.

2º Passo

Lembre-se: todas as despesas mesmo! As despesas fixas (como aluguel, água, luz e energia elétrica, por exemplo) e as variáveis, como gastos com restaurantes, presentes, viagens. O café que se toma na padaria, o gasto com estacionamento…

3º Passo

Todos os familiares devem participar e se envolver no orçamento doméstico. Lembrem-se que não é hora de criticar o que foi feito, mas de se ajudar e unir forças para melhorar.

4º Passo

No fim do mês, a família deve se reunir para contabilizar o resultado.

5º Passo

Se o resultado foi déficit, ou seja, a família gasta mais do que ganha, a reestruturação é urgente. Toda a família deve participar das decisões sobre o que deve ser cortado, diminuído ou modificado para que possam economizar mais e adquirir o que planejam. É importante que todos entendam a urgência da situação.

6º Passo

Se o resultado foi empate, isso também não é positivo. Significa que a família não tem reservas para emergências, ou seja, uma doença inesperada ou desemprego. O ideal é ter uma poupança de pelo menos 6 meses da renda, no mínimo. É preciso cortar despesas para começar a poupar.

7º Passo

Se o resultado foi superávit, ou seja, a família consegue gastar menos do que ganha, é um bom motivo para comemorar. Já aplicam o dinheiro que sobra? Então verifiquem se as aplicações financeiras estão adequadas aos objetivos da poupança. Por exemplo, uma viagem no curto prazo pede aplicações diferentes da aposentadoria ou da compra da casa própria.

8º Passo

É importante estabelecer metas em comum. É difícil economizar para nada. Pode ser a compra da casa própria ou a viagem de férias. Mas todos devem participar.

9º Passo

Cumpram o que foi decidido. Acostumem-se a fazer a planilha mensalmente. Guardem todos os recibos, notas fiscais e extratos bancários.

10º Passo

Comemorem a decisão de manter as finanças da sua casa saudáveis. A disciplina e a paciência são a chave da vitória.

Gostou do post? Foi útil? Você tem alguma dúvida sobre economia, dinheiro, direitos e tudo mais que mexe com o seu bolso? Envie suas perguntas para “O que é que eu faço, Sophia?”: blogdasophia@bol.com.br.